quinta-feira, 14 de julho de 2011

ANALISANDO FERRAMENTAS DA WEB 2.0 - PARTE II

TWITTER

O TWITTER é uma espécie de microblog que pode ser usado de maneira muito dinâmica com os alunos em sala de aula, e até mesmo fora dela. De acordo com essa ferramenta social da web 2.0, é possível também encontrar “amigos”, que serão chamados de seguidores, assim, tudo que é postado em 140 caracteres poderá ser lido e claro, discutido.

Com os alunos pode ser feito o seguinte trabalho:
• Todos já precisam ter um e-mail e uma conta no Twitter;
• O professor terá a oportunidade de contextualizar o microblog e explicar coisas do tipo: tweet é o nome dado ao post, ou seja, o comentário que foi feito no espaço reservado.
• Durante a aula, ou fora dela, todos estariam dentro da Twitosfera trocando informações a respeito de um determinado assunto, portando que no final do texto todos estariam colocando um sustenido (#) junto a uma hashtag. (Ver exemplo abaixo):

Amor_e_Fe Sou apaixonada por livros e estou encantada com o twitter da Editora @Sextante, frases de livros incríveis, promoções, novidades... #INDICO

• Através da hashtag (# junto de uma palavra, ou etiqueta como gostam de classificar) é possível pesquisar os mesmos assuntos que foi colocado em pauta pelo professor, ou até mesmo a sugestão de um aluno;
• Várias disciplinas escolares podem ser estudadas através do twitter;

Nenhum comentário:

Postar um comentário